Movimentos apartidários de combate à corrupção com desempenho na web criados na capital aproveitam o feriado de aniversário de São Paulo, amanhã, e realizam na cidade mais uma manifestação de protesto contra a impunidade, o corporativismo e as ilegalidades no Estado brasileiro, a partir das 13 horas, no vão do Museu de Arte de São Paulo (Masp).
![]() |
Carla Zambelli - Fundadora do NasRuas |
Organizada pelo movimento Nas Ruas, pela União de Combate a Corrupção (integrada pelos grupos de internet Revoltados ON LINE, Marcha Contra a Corrupção, Marcha pela Ética e Movimento Apartidário Contra a Corrupção), com o apoio de um núcleo de maçons, a manifestação exigirá o fim do voto secreto entre parlamentares no Congresso, o julgamento do processo do chamado "mensalão" pelo STF (Supremo Tribunal Federal) e a manutenção dos poderes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Os grupos realizam a convocação para o evento por meio da rede social Facebook, e-mails na web e panfletos. Até às 19 horas de ontem, em torno de 800 cadastrados no Nas Ruas confirmaram presença no encontro. A expectativa de Carla Zambelli, uma das líderes do Nas Ruas, é que a manifestação "reúna no mínimo três mil pessoas". Acrescenta que esse número será muito maior se o trio elétrico puder animar a manifestação. "O trio só poderá atuar se não chover", diz.
Por causa da previsão de chuva, hoje à noite, os grupos cancelaram a vigília. Segundo Carla, "com o cancelamento, os músicos, grupos de dança, e malabaristas vão só atuar na manifestação da quarta-feira".
Premiação – Antes de saírem em passeata pela Avenida Paulista – Masp, Rua Bela Cintra, Masp – os organizadores entregarão os troféus aos vencedores do concurso Algemas de Ouro, que elegeu os políticos mais corruptos do País por meio de votação na web. O concurso – realizado pelo Movimento 31 de Julho, do Rio – teve sua primeira entrega de prêmios – as algemas de ouro, de prata e de bronze – no dia 19.
Amanhã, no vão do Masp, três "atores" usarão as máscaras retratando os premiados: o presidente do Senado, José Sarney, com 59% dos votos; o ex-deputado José Dirceu, com 18,8%; e a deputada do Distrito Federal Jaqueline Roriz, que teve 8,4% dos votos.
Participaram do concurso do 31 de Julho, 6.964 eleitores por meio do Facebook.